quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Pelos mais variados motivos, uma bela manhã!


"Com o iniciar de uma nova fase, iniciam-se, também, novos métodos de estar, agir e trabalhar."



No primeiro dia de aulas, (arte contemporânea) mencionou-se que teriamos de realizar um trabalho de video com dois minutos e que o tema seria à nossa escolha, assim que soube deparei-me logo com várias ideias e começei a tratar de tudo, desde pensar nas várias hipóteses de filmagem até aos lugares onde se iria filmar. "Peguei" na minha companhia,(naquele algo que foi extremamente importante)pedi-lhe que me ajudasse no projecto e assim o fez.

Acabámos por surgir com a ideia de acordármos cedo e partirmos pela grande Lisboa até aos lugares escolhidos para as filmagens...



Eram 4h da manhã, quando, supostamente, (sim, supostamente, porque não foi ouvido) tocou o despertador, mas ainda assim foi preciso reforços para fazer com que salta-se da cama para me preparar. Realizei as tarefas matinais essenciais, preparei a câmara e ás 5h20 da manhã estávamos a caminho da praça do comércio. Na verdade pensei que ao acordar a tais horas mal fosse capaz de mencionar um "bom dia", quanto mais manter uma conversa, mas por acaso tal não se sucedeu, fomos a conversar, como se não fossem 5h da manhã...embora a companhia ajudasse muito a suposrtar a falta das horas de sono. Estava, ainda, noite cerrada e sinceramente não sabia como ia filmar ou o que esperar, nem tão pouco sabia de onde sairia a multidão que ia captar...estranho. Chegámos! mas...cadê o buraquinho pó carrinho? pois...essa foi a primeira missão do dia: achar lugar para o carro, ao fim de um tempinho, uma voltinha ou outra lá estava ele num parque pago que não pagámos ..kakaka.. e porquê?! Porque nos levantámos as 4h da manhã e conseguimos sair antes do horário de pagamento: 8h! kakaka...


Andámos pela praça a filmar a noite, o "silêncio" e o vazio, cuja intenção era exactamente...essa. Entretanto filmou-se autocarros, barcos a chegar e eléctricos(umas 1598 vezes ou mais). Para nosso espanto, rapidamente terminámos as filmagens que tinham de ser feitas de noite, resultado? ficámos a fazer tempo para o amanhecer, amanhecer esse, que demorou uma...eternidade, por isso, fui filmando outras pequenas coisas que achei que poderiam ser aproveitadas para trabalho...depois, fomos ao multibanco, fomos ao café, sentámo-nos na esplanada a conversar e terminámos lá sentados a fazer? escrever sobre este magnifico dia, para expôr nos nossos blogs...kakaka.


Quando finalmente amanhaceu filmámos a movimentação que se dá todas as manhãs com quem vai para o trabalho, etc...acabado o trabalho na praça, fomos dar um passeio por Lisboa com o intuito de chegar até casas velhas de Lisboa, mas acabámos numa viagem turistica, os motivos não vão ser mencionados em consideração ao condutor ( =P *...), mas adorei! Neste viagem deparei-me com o jardim da estrela, nunca lá tinha ido e quando o vi disse "olha! bué louco! Bora lá" e fomos. Filmei patos, estátuas, ou seja, acabei por filmar mais do que esperava de coisas que nem pensava, mas que tenho certeza que me vão ser úteis. Aproveitámos para divertir um pouco, subimos o jardim até ao ponto mais alto, e rimo-nos dos pavões KAKAKA !! Passeio dado pelo jardim, decidi acabar de gravar o que faltava do outro lado da margem, em cacilhas, basicamente a movimentação de cacilhas pela manhã.


Com isto ja era quase 11h da manhã, ou até já 11h não recordo. Foi a manhã mais longa da minha vida, mas das mais bem passadas, pelos mais variados motivos!


Há que traçar caminhos, ideais, ideias, para seguirmos as melhores escolhas e realizá-las com o maior prazer possivel... pelos mais variados motivos!



Sofia*

Sem comentários: